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Aniversário de Jacobina (Sequência Didática) 4º e 5º ano



SEQUÊNCIA DIDÁTICA



Clientela: Alunos do 4º ao 5º ano

Tema: Aniversário da cidade

Recorte temático: “Jacobina e suas belezas naturais”

Período: 23 de Julho a 10 de agosto de 2012

Foco: Ler para estudar

Diálogo entre as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia e Ciências

Gênero: Textos informativos



Justificativa:

A presente sequência de trabalho tem como propósitos didático e comunicativo conhecer um pouco mais as belezas naturais da cidade de Jacobina, suas transformações e exploração, desde o seu desbravamento até os dias atuais.

           Investiremos em um trabalho produtivo com atividades diversificadas voltadas para a formação leitora e escritora em contexto de estudo. Tendo como temática Aniversário da Cidade e como recorte de estudo  Jacobina e suas belezas naturais”, daremos enfoque aos conteúdos: Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios; Identificar o tema do texto; Realizar comparações/ análises entre a informação escrita e suas imagens; Localizar informações implícitas no texto; Tomar nota sobre o que não se entende para discutir com os colegas; Anotar as informações mais importantes sobre o que se leu; Reunir as informações obtidas para montar ficha técnica.             

          Durante o período de 23 de julho a 10 de agosto de 2012 trabalharemos com o princípio da interdisciplinaridade, sugerido pela LDB, ou seja, o diálogo permanente entre as diferentes áreas de conhecimento. Para este trabalho elegemos as áreas de estudo Língua Portuguesa, Geografia e Ciências. Em Língua daremos ênfase aos comportamentos leitores em contexto de estudo, enquanto em Geografia e Ciências faremos uma reconceitualização da exploração e das transformações nas paisagens naturais.

Como resultado do estudo, realizado durante três semanas, faremos apresentações de Seminário no auditório da escola para as turmas das séries iniciais.



Aprendizagens esperadas:

Língua Portuguesa
Geografia
Ciências
Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios;
Reconhecer a importância da atividade sustentável para a preservação do meio ambiente;

Observar e identificar procedimentos que favoreçam a coleta seletiva, reconhecendo símbolos de reciclagem e de segurança em embalagens e rótulos de produtos industrializados;
Identificar o tema do texto;
Conhecer algumas atividades sustentáveis, tais como: coleta de lixo e reciclagem;

Identificar e descrever diferentes materiais, como metais, plásticos, madeira, vidro, em produtos naturais e industrializados presentes no cotidiano;
Realizar comparações/ análises entre a informação escrita e suas imagens;
Reconhecer os tipos de coleta de lixo e como a percebemos nas atividades diárias da cidade: catador de latas, papelão, entulho de material de construção e outros.
Relacionar a água com a vida no planeta terra, identificando as várias formas de seus desperdícios por mau uso, por poluição ou contaminação implicando a escassez da água;
Localizar informações implícitas no texto;


Tomar nota sobre o que não se entende para discutir com os colegas;


Anotar as informações mais importantes sobre o que se leu;


Reunir as informações obtidas para montar ficha técnica.









Detonador: Exibição do Documentário “Jacobina: cidade do Ouro” com explanação sobre as belezas naturais e socialização de algumas imagens. Informar aos alunos o que será trabalhado durante 15 dias, quais são as expectativas de aprendizagem e o produto do estudo.



Orientações Didáticas:



O.D.1: Levantamento do conhecimento prévio:

Socializar o recorte temático “Jacobina e suas belezas naturais” e questionar aos alunos:

  • Vocês sabem o que são belezas naturais?
  • Quais as belezas naturais mais conhecidas de Jacobina?
  • Vocês já visitaram algumas delas?

* Montar um cartaz com uma lista dos nomes dos lugares que os alunos citaram. Em seguida apresentar o vídeo “Jacobina: um ouro de destino” e propor que confrontem as imagens contidas no vídeo com o cartaz.



O.D.2: Tendo como subsídio o cartaz e o vídeo, eleger as belezas naturais que eles gostariam de estudar. Propor uma aula de campo para observar e definir para pesquisa e estudo as belezas naturais da cidade (Monte Tabor, encontro dos rios, Pico do Jaraguá, Serra do Cruzeiro, Rio Itapicuru e Rio do Ouro, Lagoa de Antônio Teixeira Sobrinho e Serra da Bananeira); Fazer uma exposição de fotografias antigas para observar como eram as paisagens naturais da cidade.

Organizar, coletivamente, as consignas para análises na aula de campo:

  • O que mudou nas serras, montes e rios da nossa cidade?
  • Qual o estado dos rios que cortam a cidade de Jacobina?
  • Quais ações humanas aconteceram nessas paisagens para que sofressem tais transformações?

Tomar nota de informações técnicas sobre os lugares observados como: nome, localização, extensão, altitude, profundidade, nascente, foz, vegetação e solo.



O.D.3: Montar um quadro comparativo (antes e depois das ações humanas) das paisagens observadas, tendo como suporte o estudo de campo.



O.D.4: Disparar a elaboração das fichas técnicas a partir das paisagens naturais “Rio Itapicuru e Rio do Ouro”. Os alunos organizados em trio, receberão uma coletânea de informações para analisar e retirar informações para a construção da ficha técnica. Tais como: nome e origem, nascente, leito, profundidade, extensão, margem, foz, biodiversidade e degradação.



O.D.5: Propor uma pesquisa, no laboratório de informática, sobre a Lagoa de Antônio Teixeira Sobrinho a partir da seguinte consigna:

  • O que aparece nos sites, blogs e redes sociais sobre a Lagoa de Antônio Teixeira Sobrinho?

Catalogar todas as informações possíveis e a partir delas elaborar em trio a ficha técnica com os seguintes pontos: nome e sua origem, localização, profundidade, extensão, margem, biodiversidade e degradação.



O.D.6: Apresentar aos alunos quais os pontos a serem estudados (Monte Tabor, Pico do Jaraguá, Serra do Cruzeiro, e Serra da Bananeira), as diferenças entre eles e os estudados anteriormente e reapresentar as imagens dos locais. Perguntar o que eles gostariam de aprender sobre esses lugares. A professora fará o registro das perguntas no quadro e solicitará que copiem no caderno.



Na próxima aula a professora disponibilizará textos que fazem referência às perguntas levantadas pelos alunos. Organizados em grupos os alunos farão o estudo dos textos para localizar informações, usando grifos, para responder as perguntas.

A partir das informações selecionadas, elaborar as fichas técnicas sem perder de vista os seguintes aspectos: nome e origem, localização, altitude, latitude, vegetação, solo e devastação.



O.D.7: Estruturação dos grupos para os seminários:

  • Dividir as turmas em quatro grupos;
  • Definir os recortes temáticos de cada grupo;
  • Propor aos grupos a análise das fichas técnicas tendo como apoio o professor;
  • Definir as funções de cada componente;





O.D.8: Preparação para o seminário:

·         Estudo das fichas técnicas;

·         Seleção das imagens que serão expostas;

·         Organização do painel de imagens;

·         Edição e formatação das fichas técnicas;

·         Organização do local e do tempo de apresentação;

·         Confecção de um informe/convite para o mural da escola;



O.D.9: Apresentação dos Seminários.



Obs. Nas aulas de Geografia e Ciências usaremos as fichas técnicas com o propósito de estudarmos os conceitos postos nas mesmas. Para aprofundarmos a discussão, utilizaremos os textos disponíveis nos livros didáticos, revistas e sites.

Secretaria Municipal de Educação
Formador Técnico: André Luiz Sampaio
Coordenadores Pedagógicos Fundamental I

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